30.3.11

Itabuna amplia com faxinaço mobilização contra a dengue

Numa ação em conjunto com a Secretaria da Saúde do Estado e Fundação Luiz Eduardo Magalhães, a Secretaria Municipal da Saúde promoverá, dia 7 de abril, um grande faxinaço contra a dengue no bairro Novo Horizonte, uma das dez áreas de maior infestação predial em Itabuna. O trabalho tem como foco uma ampla mobilização social da comunidade.
A informação é do diretor do Departamento de Vigilância a Saúde, Florentino Souza Filho, após reunião com integrantes das unidades de Vigilância à Saúde, para definir a programação de um grande mutirão com a participação das secretárias de Educação, Planejamento, Administração e Desenvolvimento Urbano, além de lideranças comunitárias.
Ele destaca que o faxinaço terá a participação de cinco articuladores escolhidos entre lideranças da comunidade do Novo Horizonte, que vão atuar como elos entre a coordenação da Secretaria da Saúde e a própria população do bairro, onde serão realizadas visitas domiciliares e distribuído material didático - cartilhas, folhetos e panfletos.
Florentino Souza Filho destaca que a parte logística do faxinaço prevê a mobilização de veículos, bem como o suprimento de sacos de lixo, luvas, distribuição de capas e outros materiais. Já a equipe de educação coordenada por Michela Pitombo e Sandoval Dias Lima terá como missão ações no âmbito das escolas e junto aos moradores da área.
Equipe
O trabalho envolve ainda o Grupo Executivo de Trabalho Contra a Dengue, que envolve a Sesab e a Flem, além da equipe de Vigilância Epidemiológica, coordenada por Márcia Falcão que realiza o trabalho de prevenção e investigação dos casos e a enfermeira Ângela Barros, a quem cabe a investigação dos agravos.
O projeto do faxinaço será levado posteriormente a outros bairros com índice de infestação predial elevado e no caso do Novo Horizonte, por exemplo, o índice de mais de 40% é conseqüência da irregularidade no abastecimento de água, com a população usando garrafas peti, vasos plásticos e outros depósitos para armazenamento do produto.
Atenção especial será dada à questão da cobertura de 70 mil reservatórios de água, numa cidade com 103.222 imóveis cadastrados e onde predominam casos de dengue do tipo I e 2.
Itabuna não registrou até agora  nenhum caso do tipo 4, o que coloca em alerta a equipe da Secretaria Municipal da Saúde, que vem vêm colhendo amostras de todos os casos registrados para isolamento viral.



SAGCS/PMI - Texto: Kleber Torres - Fotos: Pedro Augusto 29-03-2011

28.3.11

Faxinaços contra a dengue acontecem em diversas cidades baianas


Uma programação de grandes faxinaços contra a dengue será realizada em dez municípios baianos, em continuidade das etapas do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue no Estado da Bahia, uma iniciativa da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), com o apoio da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) e Secretarias Municipais de Saúde.
A ação engloba recolhimento de lixo e entulhos, visitas aos domicílios, orientação educativa quanto às medidas contra a proliferação do Aedes aegypti, eliminação dos criadouros, panfletagem e certificação de estabelecimentos parceiros, objetivando sensibilizar o cidadão quanto à importância da organização e da mobilização comunitária.
As equipes técnicas da Sesab, da Flem, das secretarias municipais de saúde e demais secretarias, da vigilância sanitária, agentes de endemias e comunitários, técnicos de empresas de limpeza pública, e moradores do bairro participarão dessa ação. A atividade se inicia em Porto Seguro, no dia 29/03 e Irecê, em 30/03. Na sequência, 31/03 em Teixeira de Freitas, 5/04 em Salvador, 7/04 em Itabuna, 8/04, em Senhor do Bonfim, 9/04 em Ilhéus, 14/04, simultaneamente em Feira de Santana e Guanambi e no dia 19/04, em Jequié.
Mobilização Social contra a dengue
Iniciado em julho de 2010, o projeto já cumpriu as etapas de preparação, de formalização institucional (com assinatura de termo de adesão entre Estado e Municípios), de capacitação dos coordenadores municipais, de sensibilização de parceiros, de visita aos bairros, de capacitação de agentes de controle de endemias em todos os municípios participantes e capacitação de articuladores, que são moradores dos bairros com maiores índices de infestação, voluntários do projeto.
Em cada município, a mobilização social é organizada por coordenadores vinculados à Secretaria Municipal da Saúde. Eles selecionam dez bairros, entre os que apresentam índices elevados de infestação e casos de dengue. Em cada bairro, os coordenadores identificam cinco articuladores, voluntários com liderança e capacidade de comunicação para promover a mobilização em suas comunidades. Como são cinco articuladores por bairro, e dez bairros por município, isso significa o engajamento de 500 articuladores no projeto, na soma dos dez municípios participantes.


CRONOGRAMA DE EXECUCAÇÃO DOS FAXINAÇOS MODELOS

Roteiro Município Local / Bairro Data
1 Porto Seguro Vila Vitória 29/3/2011
2 Irecê São Francisco 30/03/2011
3 Teixeira de Freitas Tancredo Neves 31/03/2011
4 Salvador Tancredo Neves 05/04/2011
5 Itabuna Novo Horizonte 07/04/2011
6 Senhor do Bonfim Alto da Maravilha 08/04/2011
7 Ilhéus Alto do Coqueiro 09/04/2011
8 Feira de Santana Parque  Ipê 14/04/2011
9 Guanambi Monte Pascoal 14/04/2011
10 Jequié Posto Manoel Antonio 19/04/2011


Fonte: Flem

17.3.11

Mobilização no Bairro Santo Antonio

Lutar contra a dengue é um desafio para qualquer governo, pois requer: de um lado, ações em prol do saneamento básico e da infraestrutura e, de outro, a mobilização da comunidade em nome da prevenção. O prefeito de Itabuna, Capitão Azevedo, garante que sua equipe não pode deixar descoberta nenhuma dessas duas vertentes. No quesito conscientização, inclusive, o bairro Santo Antonio foi palco de uma caminhada, na última sexta-feira(11).
O Supervisor Geral de Endemias, Roberto Góes, disse que o objetivo da mobilização é trabalhar para que haja uma diminuição dos índices de infestação do mosquito. O Santo Antonio, aliás, é um dos dez bairros prioritários do programa nacional de combate à dengue.
        O evento, que reuniu dezenas de pessoas, ganhou as principais ruas daquele bairro e teve o claro objetivo de conscientizar os moradores sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito aedes aegypti.

Moradores


O presidente da associação de moradores do Santo Antonio, Rosalvo de Jesus, disse que a caminhada serviu também como forma de tornar evidentes os problemas de infraestrutura do bairro, como a cobertura do canal e limpezas das ruas. Em relação à dengue, ele afirmou: “É preciso conscientizar as pessoas de que a dengue mata, é preciso que os moradores coloquem o lixo na porta de casa antes do horário de o carro passar, evitando sujeira nas ruas”.
Participaram da caminhada os estudantes dos colégios Luís Viana Filho e Josué Brandão, além de moradores do bairro, com apoio da Polícia Militar e da secretaria de Transporte e Trânsito.

SAGCS – PMI Texto: Celina Santos Reportagem: Hélio Fonseca Fotos: Vinícius Borges 14-03-2011 

Limpeza e mutirão de combate a dengue no bairro Daniel Gomes

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabuna, no combate a dengue, os moradores do bairro Daniel Gomes tiveram a visita de homens e máquinas, que realizaram a limpeza do canal da localidade. O trabalho, realizado na terça-feira (22), integra as ações desenvolvidas pela Associação de Moradores, que no último sábado (19) promoveu o 4º Mutirão de Prevenção e Combate a Dengue, com coletas de lixo e conscientização entre os moradores. A mobilização social contou com o apoio das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, bem como da comunidade.
Como parte das ações, que integra a campanha de combate ao foco do mosquito Aeds Egipte, em Itabuna, o prefeito Capitão Azevedo determinou a limpeza do canal do bairro Daniel Gomes. O trabalho, que foi realizado durante todo dia de terça-feira, com o auxílio de homens e máquinas, integra as atividades promovidas no último sábado, pelo mutirão, que atendeu os moradores dos 17 quarteirões, com início na rua São Bento e término na rua Santa Rita.



Das 8 às 14 horas, a comunidade, juntamente com o apoio do Poder  Público Municipal, realizou coletas de lixo, como garrafas pet’s, sacos plásticos, dentre outros materiais depositados em locais impróprios, que facilitam a proliferação do mosquito da dengue. Além da coleta, o mutirão envolveu os serviços de conscientização voltada para os moradores, que foram alertados quanto a importância de cobrir os reservatórios de água, evitar a incidência de água parada e a disposição de lixo em lugares inadequados.
De acordo com a presidente da associação de moradores, Maria Lusia de Araújo, a mobilização vem surtindo efeito, com a diminuição dos casos de dengue no local, por conta da conscientização da comunidade. “Desde quando começou a ser realizado o mutirão, o bairro não detectou nenhum caso de morte ocasionada pelo mosquito da dengue. Então, foi uma realização muito positiva e agradeço o apoio da prefeitura, que me ajudou a realizar esse mutirão”, comemorou a representante da comunidade.
Através do trabalho de conscientização dos moradores, com a entrega de panfletos e dicas de prevenção, os profissionais das secretarias do município incluíram os residentes no grupo daqueles que receberão as telas para a cobertura de reservatórios. A expectativa é de que sejam entregues cerca de 200 a 250 telas a comunidade.

Assistência Social leva cursos para jovens e adolescentes de Itabuna


16/02/2011


Capacitar jovens e adolescentes que desempenham papel de liderança estudantil, comunitária ou religiosa nos bairros de Itabuna. Esta é a proposta do Departamento de políticas Sociais da Secretaria Municipal de Assistência Social (SAS) ao promover, nos dias 16 e 28 deste mês, os cursos de prevenção ao uso de drogas e a capacitação e prevenção da dengue.
Os cursos serão realizados na Igreja dos Mormos, (ao lado do Centro Administrativo) das 8 horas ao meio dia e ministrados por professores da Secretaria de Educação e técnicos das secretarias de Assistência Social e da Saúde, com aulas presenciais e a distancia. As inscrições podem ser feitas na parte da manhã, na própria SAS que funciona na Prefeitura.
Os cursos são gratuitos e direcionados a todos os jovens e adolescentes que desejam aprimorar os conhecimentos e, com isso, ajudar a comunidade na prevenção ao uso de drogas e outros comportamentos de risco, bem como a abordagem de situações que requeiram encaminhamento às redes de serviço.   
A titular da SAS, Marina Silva explicou que o curso de prevenção à dengue tem como objetivo promover o desenvolvimento ambiental no contexto da prática social, econômico pedagógico, evidenciando o planejamento e a execução de propostas, ações e estratégias  quanto à formação cidadã e educacional para o trabalho educativo nas escolas e comunidades.
Ao final de cada um dos cursos, que tem carga horária de oito horas, os participantes receberão certificados de conclusão.

Imagens do curso de Capacitação para Articuladores da Mobilização