20.3.12

Saúde intensifica ações nas áreas com maior infestação pelo Aedes


O registro de 593 casos de dengue nos dois primeiros meses do ano coloca em alerta a Secretaria Municipal da Saúde, que anuncia a intensificação de ações nas áreas de maior incidência da doença. Em janeiro, considerando o agravamento epidemiológico da infestação predial e ocorrência de fortes chuvas em Itabuna, o prefeito Capitão Azevedo assinou o decreto 9.656, declarando situação de emergência em todo o município por 90 dias, prorrogável por igual período. 

Para tanto, a Faculdade fez a doação de 03 novos computadores eimpressoras para Fundação Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi),mantenedora do Hospital de Base. Os equipamentos sãonecessários para a implantação e o acesso ao Cadastro Único doSUS (Sistema Único de Saúde), chamado CAD-SUS
entrega foi feita pelo diretor da FTC, Cristiano Lôbona últimaquinta-feira (1º), à presidente da FasiGilnay Santana, quedestacou a importância da parceria mantida com a Faculdade. “A FTC tem sempre se mostrado sensível às causas do Hospital de Base. Agora, com a doação destes computadores teremos plenacondição de atender a exigência do Ministério da Saúdequanto aoCAD-SUS”frisou.
        A presidente da Fasi também destacou a atuação dos estudantes da área de saúde da FTC no Hospital de Base, no âmbito no estágio supervisionado. Segundo Gilnay, o HBLEM é unidade de referência em neurologia, traumatologia e emergência para 137 municípios pactuados e, por conta disto, torna-se um campo fértil para queos estudantes possam ver na prática o que eles absorvem na teoria em sala de aula.
        O diretor Cristiano Lôbo, ressaltou o compromisso da FTC com as questões de interesse coletivo e reafirmou à disposição da Faculdade em manter a parceria institucional com o Hospital de Base. “O HBLEM é um dos mais importantes laboratórios para os nossos acadêmicos da área de saúde e, por conta disto, não podemos ficar alheios às suas necessidades”, elucidou.
      
  O CAD-SUS

O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação.


DCS – PMI Texto: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto 02-03-2012 

Mutirão contra a dengue visitou mais de 3 mil imóveis no Pedro Jerônimo


A Secretaria Municipal de Saúde, através do Departamento de Vigilância a Saúde, promoveu no último sábado (10) o Mutirão de Combate a Dengue no bairro Pedro Jerônimo, com o envolvimento de servidores da Prefeitura Municipal de Itabuna, voluntários da Igreja Quadrangular, Força Jovem e da própria comunidade. No local foram visitados 3 mil imóveis, onde o Índice de Infestação Predial (IIP) registrado foi de 26,28 %, ou seja, a cada 100 casas 26 estão infectadas com o foco do mosquito. 

 

Com o objetivo de mobilizar e alertar a comunidadeforamrealizadas visitação domiciliardistribuição de materialinformativo e orientação para eliminar possíveis criadores defocos do mosquito. A Dona do Lar Marilene Pereira Souza,residente na 2ª Travessa de Fátima revelou que evita o acúmulo deágua nos vasos de planta e em outro recipiente, no entanto, “ovizinho precisa fazer a mesma coisa para evitar a dengue no nossobairro”alertou.
Na mesma localidadena residência da Dona do Lar Maria LuziaRosa, os voluntários do mutirão encontraram uma irregularidadena cobertura do tanqueque pode ter sido a causa para ossintomas da dengue do esposo de Maria, José Carlos Nascimento.Os residentes foram entãoalertados quanto a necessidade de vedar com cimento, as aberturadas da telha quecobre o tanque para evitar a entrada do mosquito transmissor da dengue.
De acordo com o Diretor do Departamento de VigilânciaFlorentino Souza Filhoaté o dia 8 de março, o SistemaNacional de Informação registrou 640 notificações de casos suspeitosmas a cada semana este número aumenta. No primeiro ciclo de 2011 foram registrados 59 notificações no mesmo período, em 2012, esse número subiupara 593 notificações.
“Atribuo o aumento dos casos de dengue as condições de chuvacalor e chuvaque favorece a proliferação do mosquito Aedes aegyptiAliado a issonão foi realizado o tratamento químico no último ciclo de 2011, referenteaos meses de novembro e dezembrodevido a falta do larvicidaMas, o municípios está fazendo a sua parte com o trabalho de prevenção e a população também tem que colaborarevitando água parada em recipientes”alertouFlorentino.  

Trabalho contínuo

Paralelo às ações do mutirão, o município continua distribuindo em todos os tanques e reservatórios dos imóveis da cidade, o larvicida Diflubenzuron. Além disso, todas as residências que receberam notificações estão recebendo o tratamento diário com o inseticida Ultra Baixo Volume (UBV), com utilização costal.
Equipes do Departamento de Vigilância a Saúde, com o apoio de um técnico da 7ª Dires, estão distribuídos na cidade para o tratamento de todos os pontos estratégicos, como borracharias, oficinas de material reciclado e até mesmo no cemitério.


DCS/PMI - Texto e reportagem: Viviane Cabral – Fotos: Pedro Augusto 12/03/12