28.2.12

Como controlar o mosquito Aedes aegypti ?



A única medida efetiva para controlar o mosquito  é a eliminação de seus criadouros dentro e fora dos domicílios.
Onde encontrar os focos de Aedes aegypti ?

Tonel;
Tanques;
Caixa d'água;
Calhas;
Casca de ovo;
Garrafas;
Vasilhames plásticos;
Fendas de rocha;
Buracos de arvores;
Casca de côco;
Vasos sanitário fora de uso;
Bromélias;
Todo e qualquer local que possa permanecer com água por mais de três dias.


ATENÇÃO!



No estado da Bahia, 90% dos criadouros estão concentrados nos reservatórios de água ao nível do solo e em tanques elevados.




Não deixe o mosquito da Dengue se criar.
Tenha atitude! Ela é o melhor remédio contra a dengue.
 

15.2.12

Mutirão mobiliza Núcleo Habitacional da Ceplac para o combate a dengue

Por iniciativa da Associação de Moradores do Núcleo Habitacional da Ceplac (NHC), as famílias daquele bairro, agentes de endemias e voluntários estarão mobiliados para o Mutirão Comunitário que acontece neste sábado, 11 de fevereiro, a partir das 8 horas.

ação conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Itabuna e,além de visar à limpeza de ruas e roçagem de áreas verdestemcomo principal objetivo a eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegyptitransmissor da dengue.
        De acordo com a presidente da Associação de Moradores doNHC, Marlene Santos de Oliveira, todos os moradores estão sendoconvidados a participar desta mobilização coletiva no combate àdengue. Ela ressalta que na sexta-feira (10), um dia antes domutirãoequipes da prefeitura estarão realizando a poda dearvores no bairro.
        No sábadoacrescenta Marlene, todo o trabalho estarácentrado na limpeza e roçagem das ruas e áreas verdes, e naeliminação dos focos da dengue, inclusive recolhendo vasilhames e garrafas pets nos quintais das residências,onde os moradores permitirem o acessoNeste sentido, a presidente da Associação do Núcleo Habitacional daCeplac observa que a colaboração das famílias do bairro é fundamental.
        
Mobilização social
        A mobilização social e a parceria com as lideranças comunitárias e Associações de Moradores é um dos principais recursos que vem sendo utilizados pelo Plano Municipal de Contingência da Dengue em Itabuna, implementado pela Prefeitura, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Saúde e a participação das demais secretarias, autarquias e fundações municipais.
Além do Núcleo Habitacional da Ceplac, diversos bairros já realizaram mutirões comunitários e, para os próximos finais de semana, ações semelhantes estão programadas para acontecer em outros locais da cidade. Todo trabalho é acompanhando pelo Núcleo de Vigilância Epidemiológica.

Itabuna coleta seis mil pneus em ação de combate à dengue

Como parte da estratégia das ações de combate a dengue, a Prefeitura de Itabuna desenvolve em parceria com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), que reúne fabricantes como Bridgestone, Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli, o recolhimento de pneus usados de veículos de carga e de passeio para reciclagem. Nos primeiros 35 dias do ano foram recolhidos mais de seis mil pneus e foram enviadas duas carretas, cada uma delas com cerca de 900 pneus e um peso médio de 19 toneladas.



diretor da Vigilância à SaúdeFlorentino Souza Filho,explica que o trabalho vem sendo realizadocontinuamente, com a coleta e destinação de pneususados que são jogados em terrenos baldiosquintaisou descartados no lixão. O material também écoletado em oficinas mecânicasborracharias eempresas transportadoras.

Ele destaca que a ação também mobiliza a Secretariade Agricultura e Meio Ambienteque cede umcaminhão e uma equipe de fiscais para auxiliar nacoleta de pneusque são depositados na Administraçãodos Estádios de Itabuna (Adei) e no depósito junto aoantigo Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, em fase de implantação.
Segundo Florentino Souza Filhoeste esforço torna Itabuna uma referência regional nocombate à dengue, com a retirada de pneus que eram depositados a céu aberto. O material recolhido é reciclado e transformado em sandáliastapetesgranulados de borrachadutos episos de borracha e é resultado do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos(Anip). 
                               
Balanço

Desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes nacionais, a Reciclanip já coletou e destinou o equivalente 1,86 milhão de toneladas de pneus inservíveis em todo o país.  No ano passado, a entidade coletou e destinou de forma ambientalmente correta mais de 320 mil toneladas de pneus inservíveis, quantia que equivale a 64 milhões de unidades de pneus de carros de passeio.
Os 726 pontos de coleta estão distribuídos em todos os estados e Distrito Federal e foram criados em parceria com as prefeituras, inclusive a de Itabuna, que cedem os terrenos dentro das normas específicas de segurança e higiene para receber os pneus inservíveis vindos de origens diversas.

2.2.12

Carro Fumacê ajuda no combate à dengue em Itabuna

Atendendo às solicitações do Departamento de Vigilância à Saúde, a Diretoria da Vigilância Epidemiológica (Divep), integrada à Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), encaminhou ao município de Itabuna dois técnicos e um Carro Fumacê, que já estão realizando a aplicação do Deltametrina nas principais áreas críticas da cidade, com o objetivo de eliminar com o mosquito Aedes aegypti.

O diretor do Departamento de Vigilância a Saúde, Florentino Souza Filho revelou que o Carro Fumacê permanecerá no município durante 30 dias, já que é uma alternativa eficaz para reduzir a presença do mosquito transmissor do mosquito da dengue, principalmente nos bairros Santo Antônio, Fátima, João Soares, Monte Cristo, Antique, Caixa D’água, São Lourenço, Corbiniano Freire, Sarinha, Carlos Silva Andrade, Mangabinha e São Caetano, considerados os locais de infestação.
Aliada a essa ação, o município vem se mobilizando para a realização de mutirões em diversos bairros da cidade e, nos próximos dias, equipes do Departamento de Vigilância à Saúde e da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) farão nova visita ao bairro Novo Horizonte, onde a Prefeitura realiza obras de saneamento básico e aterramento dos poços artesianos, que serão substituídos por reservatórios de água potável.
De acordo com Florentino, outras localidades onde houve o mutirão também irão receber nova visita das equipes, com a finalidade de acompanhar os trabalhos de prevenção contra a dengue.