7.9.10

DENGUE: MORTE DE PACIENTES ESTÁ RELACIONADA AO MAU ATENDIMENTO

A poucos meses do início do verão – que é a estação do ano com maior frequência de casos de dengue – o Ministério da Saúde divulga um dado confirmando o que muita gente já suspeitava: a grande maioria dos óbitos de pacientes afetados pelo Aedes aegypti tem ligação direta com o atendimento ruim.
O Ministério analisou prontuários de 66 pessoas que morreram de dengue este ano e constatou falha em 69% dos diagnósticos. Um dos principais erros apontados no atendimento foi a não-realização da classificação de risco do paciente.
A intenção do Ministério é discutir o problema com autoridades locais para que as falhas sejam evitadas. Segundo o órgão federal, 19 dos 26 estados brasileiros têm risco alto ou muito alto de uma epidemia de dengue no próximo verão.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que as mortes provocadas pela dengue são evitáveis, mas no ano passado a doença matou nove pessoas em Itabuna e o governo local – assim como parte da comunidade – continua negligenciando nas medidas de prevenção.



Postado em Pimenta na Muqueca

Nenhum comentário:

Postar um comentário