25.2.11

Seminário visa mobilizar a população contra a dengue

29/11/2010


Mobilizar e sensibilizar a população para a prevenção e o controle da dengue é o principal objetivo de um seminário promovido conjuntamente pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria Municipal da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia –Sesab- e a Fundação Luís Eduardo Magalhães –Flem-, dia 1º de dezembro, no auditório da FTC.
A proposta, segundo o coordenador do evento, Florentino Souza Filho, é promover a integração das ações do poder público – município, estado e União -, com a sociedade civil organizada, evitando assim que se repita, no próximo ano, a epidemia registrada em 2009, quando ocorreram 14 mil casos.  Em 2010, foram registrados 970 casos suspeitos de dengue clássico até a 46ª semana, o que representa uma redução de 93%.
Florentino Souza explica que o Seminário de Mobilização Social para a Prevenção e Controle da Dengue na Bahia terá a participação de profissionais da área da saúde, lideranças comunitárias e representantes das diversas instituições e será replicado em outros 10 municípios baianos, também considerados como de maior risco em função dos elevados índices de infestação predial.
A programação começa às 8 horas da manhã, com uma entrevista e a participação de representantes da Secretaria Municipal da Saúde, Sesab e Flem, seguida de uma visita aos 10 bairros considerados com maior índice de infestação predial, onde serão centradas as ações iniciais do programa de mobilização comunitária.
As atividades prosseguem no período da tarde, também no auditório da FTC, com a realização de palestras e painéis, seguidos da apresentação do plano estratégico de combate e prevenção da dengue em Itabuna, elaborado pela Secretaria de Saúde do Município, que no último relatório do Levantamento Rápido do Índice de Infestação de Aedes Aegypti (Liraa) apresentou um índice de infestação predial de 9,1%, considerado elevado e por isso mesmo de alto risco.

SAGCS – PMI Texto: Kleber Torres Fotos: 29-11-2010  

Nenhum comentário:

Postar um comentário