17.3.11

Limpeza e mutirão de combate a dengue no bairro Daniel Gomes

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabuna, no combate a dengue, os moradores do bairro Daniel Gomes tiveram a visita de homens e máquinas, que realizaram a limpeza do canal da localidade. O trabalho, realizado na terça-feira (22), integra as ações desenvolvidas pela Associação de Moradores, que no último sábado (19) promoveu o 4º Mutirão de Prevenção e Combate a Dengue, com coletas de lixo e conscientização entre os moradores. A mobilização social contou com o apoio das Secretarias de Assistência Social, Saúde e Educação, bem como da comunidade.
Como parte das ações, que integra a campanha de combate ao foco do mosquito Aeds Egipte, em Itabuna, o prefeito Capitão Azevedo determinou a limpeza do canal do bairro Daniel Gomes. O trabalho, que foi realizado durante todo dia de terça-feira, com o auxílio de homens e máquinas, integra as atividades promovidas no último sábado, pelo mutirão, que atendeu os moradores dos 17 quarteirões, com início na rua São Bento e término na rua Santa Rita.



Das 8 às 14 horas, a comunidade, juntamente com o apoio do Poder  Público Municipal, realizou coletas de lixo, como garrafas pet’s, sacos plásticos, dentre outros materiais depositados em locais impróprios, que facilitam a proliferação do mosquito da dengue. Além da coleta, o mutirão envolveu os serviços de conscientização voltada para os moradores, que foram alertados quanto a importância de cobrir os reservatórios de água, evitar a incidência de água parada e a disposição de lixo em lugares inadequados.
De acordo com a presidente da associação de moradores, Maria Lusia de Araújo, a mobilização vem surtindo efeito, com a diminuição dos casos de dengue no local, por conta da conscientização da comunidade. “Desde quando começou a ser realizado o mutirão, o bairro não detectou nenhum caso de morte ocasionada pelo mosquito da dengue. Então, foi uma realização muito positiva e agradeço o apoio da prefeitura, que me ajudou a realizar esse mutirão”, comemorou a representante da comunidade.
Através do trabalho de conscientização dos moradores, com a entrega de panfletos e dicas de prevenção, os profissionais das secretarias do município incluíram os residentes no grupo daqueles que receberão as telas para a cobertura de reservatórios. A expectativa é de que sejam entregues cerca de 200 a 250 telas a comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário