Município e Estado estão juntos num grande movimento de mobilização social para o combate à dengue em Itabuna. Nesta quinta-feira (7), mais de 280 pessoas promoveram um faxinaço no bairro Novo Horizonte, uma das áreas com maior incidência de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.O trabalho coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde foi iniciado desde as 8 horas da manhã, com visitas domiciliares em todas as residências do bairro, visando sensibilizar cada família para que elas criem uma agenda semanal junto aos vizinhos, no sentido de identificar e eliminar possíveis criatórios dos mosquitos.
“Esta é uma forma eficaz para evitar proliferação e uma possível epidemia da doença no município, como a que ocorreu em 2009”, frisou a coordenadora do Grupo Técnico da Secretaria Estadual de Saúde, Elizabeth França. Ela informou que o diferencial nesse trabalho é a participação efetiva de órgãos públicos e particulares, comerciantes e a população que ajudam desde a elaboração e planejamento das ações à execução do projeto de combate à dengue.
O coordenador municipal de agentes de endemias, Sandovaldo Carvalho de Menezes disse que o projeto envolvendo a participação de todos nesse grande mutirão é inovador e eficaz para o controle e prevenção da doença. Ele acredita que, a partir de um trabalho educativo e de orientação como este que vem sendo implementado em Itabuna, a comunidade modifique o comportamento e não espere apenas pelo poder público para o combate à doença.
“É preciso que as famílias, principalmente as que vivem em área de maior risco, tenham atitude e iniciativas para prevenir e eliminar os focos de mosquitos que estão dentro das próprias residências”.
Parcerias importantes
Participaram do grande movimento no bairro Novo Horizonte, além dos comerciantes e moradores locais, agentes de endemias, funcionários das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Agricultura, Indústria e Comercio e a Estadual de Saúde, escoteiros, Emasa, Marquise, Ceplac, Correios, Tiro de Guerra as farmácias Letícia e Velanes, Posto Universal, WM Móveis, Pedreira União e Vésper Panificadora.
Os comerciantes do bairro que aderiram ao movimento receberam um certificado de parceria, afixado na fachada do estabelecimento, numa ação de incentivo ao combate à dengue. Já as donas de casa ganharam um ímã de geladeira, com medidas de prevenção para cada dia da semana.
O próximo mutirão está programado para o dia 9 (sábado) no bairro Santa Inês e no dia 12, no bairro Nova Itabuna.

Nenhum comentário:
Postar um comentário