21.7.11

Mutirão reúne mais de 200 pessoas no Bairro de Fátima em combate a dengue



Mais de 200 pessoas tomaram conta do bairro de Fátima em Itabuna, na manhã de sábado (14), onde fizeram uma verdadeira faxina, à procura de focos do mosquito Aeds Aegypti, transmissor da dengue. Diretores e coordenadores municipais, agentes comunitários de saúde, de endemias e representantes do Tiro de Guerra, do Lions Clube, dos Cavalheiros da Esperança, escoteiros e voluntários de outros bairros, foram divididos em equipes para visitar casa por casa em todas as ruas do bairro.
Durante toda a manhã, eles coletaram lixo doméstico, fizeram distribuição de folhetos e orientaram as famílias sobre os riscos da dengue, como ela se prolifera e como prevenir e combater a doença. O trabalho acompanhado pelo coordenador de Endemias, Sandovaldo Menezes, faz parte das atividades do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue na Bahia, que vem sendo realizado simultaneamente em dez municípios baianos.
Em Itabuna, o projeto teve início em julho do ano passado e vem sendo executado nos 10 bairros com maior índice de infestação predial, mas será estendido a todos os demais, segundo o coordenador. Ele está animado com o resultado positivo dos mutirões que tem reduzido sensivelmente o número de notificações da doença.
Sandovaldo informou que em 2009 foram registradas 14.933 notificações e em 2010 o numero caiu para 1064. Este ano a expectativa é que haja uma redução ainda maior devido ao trabalho que vem sendo intensificado e, principalmente, pela participação efetiva da comunidade.
União de esforços
“A mobilização social tem sido um fator imprescindível na luta contra a dengue e isso pode ser constatado com a participação de voluntários de outros bairros que se juntam nos mutirões semanais que realizamos nas áreas que integram o projeto”.
No próximo domingo (22) o mutirão será realizado no bairro São Pedro e Sandovaldo diz que espera a participação de novos voluntários, a exemplo do que ocorreu no bairro de Fátima sábado passado, e no Sinval Palmeiras no último dia 11, quando os alunos da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) também vestiram a camisa para o combate à dengue em Itabuna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário