15.2.12

Itabuna coleta seis mil pneus em ação de combate à dengue

Como parte da estratégia das ações de combate a dengue, a Prefeitura de Itabuna desenvolve em parceria com a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip), que reúne fabricantes como Bridgestone, Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli, o recolhimento de pneus usados de veículos de carga e de passeio para reciclagem. Nos primeiros 35 dias do ano foram recolhidos mais de seis mil pneus e foram enviadas duas carretas, cada uma delas com cerca de 900 pneus e um peso médio de 19 toneladas.



diretor da Vigilância à SaúdeFlorentino Souza Filho,explica que o trabalho vem sendo realizadocontinuamente, com a coleta e destinação de pneususados que são jogados em terrenos baldiosquintaisou descartados no lixão. O material também écoletado em oficinas mecânicasborracharias eempresas transportadoras.

Ele destaca que a ação também mobiliza a Secretariade Agricultura e Meio Ambienteque cede umcaminhão e uma equipe de fiscais para auxiliar nacoleta de pneusque são depositados na Administraçãodos Estádios de Itabuna (Adei) e no depósito junto aoantigo Aeroporto Tertuliano Guedes de Pinho, em fase de implantação.
Segundo Florentino Souza Filhoeste esforço torna Itabuna uma referência regional nocombate à dengue, com a retirada de pneus que eram depositados a céu aberto. O material recolhido é reciclado e transformado em sandáliastapetesgranulados de borrachadutos episos de borracha e é resultado do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos(Anip). 
                               
Balanço

Desde 1999, quando começou a coleta pelos fabricantes nacionais, a Reciclanip já coletou e destinou o equivalente 1,86 milhão de toneladas de pneus inservíveis em todo o país.  No ano passado, a entidade coletou e destinou de forma ambientalmente correta mais de 320 mil toneladas de pneus inservíveis, quantia que equivale a 64 milhões de unidades de pneus de carros de passeio.
Os 726 pontos de coleta estão distribuídos em todos os estados e Distrito Federal e foram criados em parceria com as prefeituras, inclusive a de Itabuna, que cedem os terrenos dentro das normas específicas de segurança e higiene para receber os pneus inservíveis vindos de origens diversas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário