20.3.12

Saúde intensifica ações nas áreas com maior infestação pelo Aedes


O registro de 593 casos de dengue nos dois primeiros meses do ano coloca em alerta a Secretaria Municipal da Saúde, que anuncia a intensificação de ações nas áreas de maior incidência da doença. Em janeiro, considerando o agravamento epidemiológico da infestação predial e ocorrência de fortes chuvas em Itabuna, o prefeito Capitão Azevedo assinou o decreto 9.656, declarando situação de emergência em todo o município por 90 dias, prorrogável por igual período. 

Para tanto, a Faculdade fez a doação de 03 novos computadores eimpressoras para Fundação Assistência à Saúde de Itabuna (Fasi),mantenedora do Hospital de Base. Os equipamentos sãonecessários para a implantação e o acesso ao Cadastro Único doSUS (Sistema Único de Saúde), chamado CAD-SUS
entrega foi feita pelo diretor da FTC, Cristiano Lôbona últimaquinta-feira (1º), à presidente da FasiGilnay Santana, quedestacou a importância da parceria mantida com a Faculdade. “A FTC tem sempre se mostrado sensível às causas do Hospital de Base. Agora, com a doação destes computadores teremos plenacondição de atender a exigência do Ministério da Saúdequanto aoCAD-SUS”frisou.
        A presidente da Fasi também destacou a atuação dos estudantes da área de saúde da FTC no Hospital de Base, no âmbito no estágio supervisionado. Segundo Gilnay, o HBLEM é unidade de referência em neurologia, traumatologia e emergência para 137 municípios pactuados e, por conta disto, torna-se um campo fértil para queos estudantes possam ver na prática o que eles absorvem na teoria em sala de aula.
        O diretor Cristiano Lôbo, ressaltou o compromisso da FTC com as questões de interesse coletivo e reafirmou à disposição da Faculdade em manter a parceria institucional com o Hospital de Base. “O HBLEM é um dos mais importantes laboratórios para os nossos acadêmicos da área de saúde e, por conta disto, não podemos ficar alheios às suas necessidades”, elucidou.
      
  O CAD-SUS

O Cartão Nacional de Saúde é um instrumento que possibilita a vinculação dos procedimentos executados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) ao usuário, ao profissional que os realizou e também à unidade de saúde onde foram realizados. Para tanto, é necessária a construção de cadastros de usuários, de profissionais de saúde e de unidades de saúde. A partir desses cadastros, os usuários do SUS e os profissionais de saúde recebem um número nacional de identificação.


DCS – PMI Texto: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto 02-03-2012 

Nenhum comentário:

Postar um comentário