28.3.14

EQUIPE DE EDUCAÇÃO E SAÚDE PROMOVE FEIRA DE SAÚDE NO JARDIM PRIMAVERA

Como parte da estratégia de intensificar o controle e o combate ao mosquito Aedes aegypti em Itabuna, o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde promoverá, das 8 às 14 horas do próximo sábado (29), uma Feira de Saúde com ações de prevenção a vários tipos de doenças e fornecimento de serviços de beleza. O evento será realizado no campo de futebol do bairro Jardim Primavera e visa, principalmente, a mobilização da comunidade na luta de combate a dengue.
O atendimento gratuito às famílias do bairro será feito por dois médicos, sendo um oftalmologista e um ginecologista, além de enfermeiros, técnicos em enfermagem, manicures e cabeleireiros. Na área de saúde serão oferecidos serviços de aferição da pressão arterial, teste de glicemia, prevenção do glaucoma, exames ginecológicos, vacinação contra HPV e palestras para o público da melhor idade, com a participação de representantes do Conselho Municipal do Idoso.
O trabalho está sendo organizado pela equipe de Educação em Saúde do Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde e conta também com o apoio de instituições como Unime, FTC, Instituo de Olhos Beira Rio e Bibocas Cabeleireiro. A coordenadora da equipe de Educação em Saúde, Michela Pitombo Araújo, diz que o mutirão de serviços é essencial aos moradores pela promoção à saúde, orientação e o acesso à informação repassada por profissionais das mais diversas categorias.
"O evento também é importante porque objetiva transformar em mobilizadores sociais no projeto de prevenção e combate a dengue no município, as famílias e as lideranças do bairro", afirma. Para Michela, a luta contra o mosquito transmissor da dengue não deve ser apenas do poder público, mas, principalmente da comunidade que pode e deve colaborar no processo de controle da proliferação do mosquito e na parte educativa e prática da campanha de conscientização da população.


________________
Prefeitura de Itabuna
Secretaria de Comunicação Social
Texto: Rosi Barreto


Nenhum comentário:

Postar um comentário