21.7.11

Faxinaço no Sarinha

Com a participação de agentes comunitários, alunos do Colégio Félix Mendonça, integrantes do Tiro de Guerra, da Juventude, F      orça Jovem, entre outras instituições, 49 quarteirões, sendo em torno de três mil imóveis receberam folders e panfletos informativos, que destacam as medidas de prevenção do combate ao mosquito da dengue. Além disso, foi realizada uma coleta domiciliar, que consiste em recolher os depósitos dos possíveis criadouros, em parceria com a limpeza pública.




Em 2010 foram registrados em torno de 1.064 notificações, e até o dia 18 desse mês foram notados 205 notificações, representado uma redução de 82 % em relação ao ano passado. “Hoje há uma conscientização maior da comunidade e a gente atribuiu isso a participação social em trabalhos paralelos, como o trabalho de agentes de endemias, de conscientização dos enfermeiros e médicos no atendimento, entre outros setores da sociedade”.

Atividades no bairro São Pedro









Mutirão reúne mais de 200 pessoas no Bairro de Fátima em combate a dengue



Mais de 200 pessoas tomaram conta do bairro de Fátima em Itabuna, na manhã de sábado (14), onde fizeram uma verdadeira faxina, à procura de focos do mosquito Aeds Aegypti, transmissor da dengue. Diretores e coordenadores municipais, agentes comunitários de saúde, de endemias e representantes do Tiro de Guerra, do Lions Clube, dos Cavalheiros da Esperança, escoteiros e voluntários de outros bairros, foram divididos em equipes para visitar casa por casa em todas as ruas do bairro.
Durante toda a manhã, eles coletaram lixo doméstico, fizeram distribuição de folhetos e orientaram as famílias sobre os riscos da dengue, como ela se prolifera e como prevenir e combater a doença. O trabalho acompanhado pelo coordenador de Endemias, Sandovaldo Menezes, faz parte das atividades do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue na Bahia, que vem sendo realizado simultaneamente em dez municípios baianos.
Em Itabuna, o projeto teve início em julho do ano passado e vem sendo executado nos 10 bairros com maior índice de infestação predial, mas será estendido a todos os demais, segundo o coordenador. Ele está animado com o resultado positivo dos mutirões que tem reduzido sensivelmente o número de notificações da doença.
Sandovaldo informou que em 2009 foram registradas 14.933 notificações e em 2010 o numero caiu para 1064. Este ano a expectativa é que haja uma redução ainda maior devido ao trabalho que vem sendo intensificado e, principalmente, pela participação efetiva da comunidade.
União de esforços
“A mobilização social tem sido um fator imprescindível na luta contra a dengue e isso pode ser constatado com a participação de voluntários de outros bairros que se juntam nos mutirões semanais que realizamos nas áreas que integram o projeto”.
No próximo domingo (22) o mutirão será realizado no bairro São Pedro e Sandovaldo diz que espera a participação de novos voluntários, a exemplo do que ocorreu no bairro de Fátima sábado passado, e no Sinval Palmeiras no último dia 11, quando os alunos da Faculdade de Tecnologia e Ciências (FTC) também vestiram a camisa para o combate à dengue em Itabuna.

Faxinaço no Sinval Palmeira


Mobilização contra a dengue tem resultado positivo em Itabuna

13/05/2011 


Representantes das instituições públicas, coordenadores municipais, além de agentes de endemias e comunitários de saúde, parceiros na luta contra a dengue. Estes foram os participantes, na manhã de sexta-feira (13), na sede da Usemi, em Itabuna, de um encontro para avaliação, levantamento e informações sobre as atividades do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue na Bahia, realizados no município.
O projeto teve início em julho do ano passado e chega à etapa final no próximo mês, com um saldo positivo, segundo confirmou a coordenadora, Cristina Mota Leal, da Fundação Luís Eduardo Magalhães. “O diferencial desse projeto é que a população tem correspondido ao chamado e participado mais do controle e combate à dengue, o que significa que estamos atingindo nosso objetivo”, justificou a coordenadora, lembrando que 90% do índice dos focos do mosquito transmissor da dengue estão nas residências.
Segundo ela, entre os dez municípios onde o projeto piloto foi implantado, Itabuna está em segundo lugar no estado em mobilização e em número de parceiros, só perdendo para Salvador (mobilização) e para Guanambi (parceiros).

Capacitação e mutirões
No encontro de avaliação, foram apresentadas todas as etapas do projeto, que incluiu desde a capacitação de coordenadores municipais e agentes de controle de endemias, a realização de seminário para atrair parceiros, visita aos bairros, capacitação e por fim os mutirões, e a participação em feiras de saúde.
O diretor de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde de Itabuna, Florentino Souza Filho, também está otimista com os resultados do projeto. Ele informou que os índices de infestação predial no município têm caído gradativamente. Os índices, que chegaram a 14% no final do segundo ciclo, há dois meses, hoje estão em torno de 11%.

Ações continuadas
Ele garantiu que a meta da Prefeitura é dar continuidade às ações de combate ao mosquito da dengue em todos os bairros da cidade, mas também apela para a comunidade: que ela continue participando ativamente, como tem feito até agora.
Em Itabuna, os dez bairros incluídos no projeto foram Califórnia, Fátima, Novo Horizonte, Sinval Palmeira, Pedro Jerônimo, São Pedro, Santa Inês, Maria Pinheiro, Sarinha e Santo Antonio, que apresentaram maior índice de infestação.
Na Bahia, participam os municípios de Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Porto Seguro, Senhor do Bonfim, Salvador e Teixeira de Freitas, que apresentaram maiores índices de infestação e letalidade por dengue.
___________________________________________________________
SAGCS/PMI Texto Rosi Barreto Fotos: Vinicius Borges – 13/05/11

Pedro Jerônimo recebe equipe de mutirão contra dengue

10/05/2011 

Por iniciativa da Associação de Moradores com o apoio da Prefeitura de Itabuna, o bairro Pedro Jerônimo realizou no sábado, dia 7, o Mutirão na Luta Contra a Dengue. A mobilização contou com a atuação de uma equipe de voluntários, que buscavam combater o mosquito Aedes Aegipti, transmissor da doença.
O evento contou com mais de 90 pessoas que fizeram uma varredura em áreas abertas e nas residências para detectar e eliminar focos do mosquito. O Pedro Jerônimo figura entre os bairros com alto índice de infestação predial. Durante o trabalho foram localizados e recolhidos muitos pneus e vasos com água parada em quintais e depósitos abertos.  Além de acabar com os focos, os voluntários também orientaram a comunidade sobre os perigos da doença, como ela se prolifera e a forma de combate.  
Para o presidente da associação de moradores, Diógenes Monteiro Viana (Didio), a presença do grupo dos Desbravadores, de funcionários da Secretaria da Saúde e das igrejas Adventista e Católica, comerciantes e estudantes, foi decisiva  e importante para o trabalho de combate a doença no bairro, um dos que mais sofrem com a infestação.
“Mas o mais importante mesmo foi o apoio das famílias da área que abriram as portas e permitiram que realizássemos vistoria e limpeza de áreas.  Elas também receberam bem as equipes e se comprometeram em não apenas seguir a orientações, mas também colaborar com o combate a doença”.
____________________________________________________________________________________________
SAGCS/PMI Texto: Rosi Barreto – Reportagem Paulo Leonardo 





Itabuna reduz em 76% notificações de dengue

09/05/2011 


Até a 14ª semana epidemiológica de 2011, foram notificados no município de Itabuna 113 casos de dengue. Esse número corresponde a uma redução de 75,96% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 470 casos. Os números, segundo o diretor da Vigilância à Saúde, Florentino Souza Filho, evidenciam a eficiência do trabalho de prevenção e os resultados da parceria entre governo e a comunidade.
“A população, vale frisar, vem respondendo ao esforço permanente de mobilização contra o aedes aegipty”, destaca o diretor. Pelo relatório, a taxa de incidência no município é 55,2 casos para cada 100.000 habitantes, variando entre os bairros em função do índice de infestação predial do agente transmissor. Vale ressaltar que atenção especial deve ser dada ao bairro Jardim Primavera, que permanece com a maior taxa de incidência, dentre todos (54,02 por 10.000 habitantes), seguido pelo São Judas (17,63), Parque Boa Vista (12,53), Santa Catarina (11,84), Maria Pinheiro (11,69), São Lourenço (11,24) e Nova Ferradas (11,12 por dez mil habitantes).

Sem óbitos

De acordo com Florentino, um fato que deve ser observado é que em 2011 foi notificado apenas um caso suspeito de dengue tipo grave (hemorrágica e com complicação), porém sem registro de óbito entre a população residente em Itabuna. O caso notificado ocorreu na semana passada e diz respeito a uma criança do bairro Vila Anália, que está sob cuidados médicos no Hospital Manoel Novaes e teve material coletado para análise no Laboratório Central (Lacen) do Estado. Outro aspecto importante é que até o momento não foi identificado um novo tipo de vírus circulante no município.
Nas 14 semanas epidemiológicas de 2011, ocorreram dez hospitalizações na cidade pela doença e foram enviadas 109 notificações para realização de bloqueio de transmissão da dengue, com o suporte de equipamentos de aplicação a Ultra Baixo Volume (UBV). Exatamente 79,6% dos casos de suspeita de dengue foram atendidos em Unidades de Atenção Secundária e Terciária.

_________________________________________________________________
SAGCS/PMI - Texto : Kleber Torres   Fotos : Pedro Augusto 09/05/201

Imagens do Faxinaço Modelo Itabuna/FLEM/SESAB: Novo Horizonte

Prefeitura é parceira da Tv Cabrália no ‘Alerta Total no Meio do Povo’




A Prefeitura de Itabuna participa como parceira institucional, ao lado de várias empresas e instituições, do projeto Alerta Total no Meio do Povo, da TV Cabrália/Record News. O evento leva para a Praça Rio Cachoeira, uma gama de serviços voltados para o atendimento à população carente. Atrai, tradicionalmente, um grande público e inclui shows com a participação de artistas da região e de projeção nacional.
O governo municipal estará proporcionando atendimento na área da Saúde, através de ações do Núcleo DST/AIDS, com a distribuição de material educativo e preservativos; realização do teste rápido de Hepatite Tipo C e vacinação contra a gripe, além de ações da campanha contra a dengue.

Justiça e Cultura
Na área jurídica, a Prefeitura oferece atendimento do Procon e da Secretaria de Assistência Social, atuando com a emissão de documentos, além de orientações sobre Benefício de Prestação Continuada (BPC), Bolsa Renda Municipal, Bolsa Família e do Programa Minha Casa, Minha Vida, Projovem Adolescente e Peti.
        Na área cultural, a FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania) apóia uma apresentação de Street Dance, com o professor Marcelo Lobo, e do projeto Arte nos Bairros.
A Secretaria da Agricultura realiza uma mostra do Programa de Aquisição de Alimentos, em parceria com o governo federal e a Escola Profissionalizante de Itabuna (EPI) participa com serviços de beleza, inclusive corte de cabelo.
A Prefeitura de Itabuna oferece ainda os serviços de educação para o trânsito, através da unidade móvel da Educatran. Já a Secretaria de Esportes vai atuar com as ações do Projeto Esporte Vivo, na promoção de competições esportivas das diversas modalidades. A Emasa implanta uma unidade avançada para orientação aos consumidores e registro de solicitações à empresa

Acesso ampliado
O diretor de Comunicação Social, Juarez Nunes, destacou que a decisão da Prefeitura ao apoiar a iniciativa da TV Cabrália visa ampliar para a população as possibilidades de acesso a serviços essenciais nas mais diversas áreas.
Ele ressalta que essa tem sido uma preocupação do governo municipal que, inclusive, vem promovendo através de parcerias uma ampla agenda de ações voltadas para a inclusão social, com ênfase para educação, saúde, geração de emprego e renda.
_______________________________________________________
SAGCS – PMI  Texto: Kleber Torres Fotos: 29-04-2011





















8.7.11

Mutirão mobiliza voluntários e moradores do São Roque



Numa iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde, através da administração da Unidade de Saúde Dilson Cordier, foi promovido no último sábado, 16, um grande mutirão no bairro São Roque, com a participação de 100 profissionais de saúde voluntários. O trabalho, de ampla mobilização contra a dengue, resultou no atendimento a 500 moradores da comunidade.
Segundo a administradora da unidade, Vera Lúcia Souza, o mutirão representou uma homenagem à comunidade do bairro, uma vez que no dia 7 de abril foi comemorado o Dia Mundial da Saúde “e nada melhor do que compartilhar com a comunidade a celebração deste evento”.
O mutirão teve a participação do Day Horc e envolveu entre outras atividades coleta de sangue, realização de exames de citologia e de glicemia, aplicação de flúor, acompanhamento nutricional, vacinação e atendimento de DST/Aids, além de ações sociais, com o oferecimento de corte de cabelo e outros serviços.
Vera Lúcia Souza destacou que é muito importante a realização de um evento como este e com total apoio da administração municipal, porque aproxima mais a comunidade dos serviços da área de saúde, com ênfase para  um atendimento especial e personalizado para cada morador.
O líder comunitário Erivânio Sobreira, que foi atendido no mutirão, considerou o evento como muito importante em função de uma oferta ampla gama de serviços nas diversas áreas, ”além disso, nós recebemos um tratamento humanizado. Com a convergência de serviços nós conseguimos fazer tudo em um só lugar e por isso é um projeto que deve continuar contribuindo para a saúde da população”, declarou.

_______________________
SAGCS – PMI Texto: Kleber Torres Reportagem: Paulo Leonardo Fotos: 18-04-2012 

2.7.11

Saúde promove mutirão contra dengue no bairro Nova Itabuna

A Secretaria de Saúde  promoveu, na manhã de hoje (12), um grande faxinaço contra dengue no bairro Nova Itabuna, com  a mobilização de uma equipe de 70 profissionais da área da saúde, a maioria deles agentes de endemias e agentes comunitários de saúde. Foram visitadas mais de 500 casas, beneficiando a quatro  mil pessoas, numa área com elevado índice de infestação predial.
A enfermeira do Programa de Agentes Comunitários de Saúde da Unidade Calixo Midlej, Deysiane Ramos, destacou a participação de voluntários e lideranças da comunidade, além da mobilização de 30 atiradores do tiro de guerra, que tiveram participação ativa no mutirão.
As equipes em campo fizeram a distribuição de material educativo para moradores do bairro que receberam folhetos e cartazes, vistoriaram residências e em especial depósitos de água, considerados focos do mosquito da dengue e entraram nos quintais para coletar lixo.
“O mais importante é sensibilizar a população e orientar sobre prevenção ao mosquito aedes aegypti, principal vetor da doença”, explicou a enfermeira lembrando que como ferramenta de apoio foi mobilizado um carro que circulou em todo o bairro com apelos à participação da comunidade no processo.
Já o grupo de educação da SMS atuou informando às pessoas sobre o que é dengue, sintomas, formas de prevenção, com ênfase às áreas onde havia maior número de focos do mosquito, nas ruas da Beira 
do Rio, da Baixa Fria e numa área de invasão.