21.7.11

Mobilização contra a dengue tem resultado positivo em Itabuna

13/05/2011 


Representantes das instituições públicas, coordenadores municipais, além de agentes de endemias e comunitários de saúde, parceiros na luta contra a dengue. Estes foram os participantes, na manhã de sexta-feira (13), na sede da Usemi, em Itabuna, de um encontro para avaliação, levantamento e informações sobre as atividades do Projeto de Mobilização Social para Prevenção e Controle da Dengue na Bahia, realizados no município.
O projeto teve início em julho do ano passado e chega à etapa final no próximo mês, com um saldo positivo, segundo confirmou a coordenadora, Cristina Mota Leal, da Fundação Luís Eduardo Magalhães. “O diferencial desse projeto é que a população tem correspondido ao chamado e participado mais do controle e combate à dengue, o que significa que estamos atingindo nosso objetivo”, justificou a coordenadora, lembrando que 90% do índice dos focos do mosquito transmissor da dengue estão nas residências.
Segundo ela, entre os dez municípios onde o projeto piloto foi implantado, Itabuna está em segundo lugar no estado em mobilização e em número de parceiros, só perdendo para Salvador (mobilização) e para Guanambi (parceiros).

Capacitação e mutirões
No encontro de avaliação, foram apresentadas todas as etapas do projeto, que incluiu desde a capacitação de coordenadores municipais e agentes de controle de endemias, a realização de seminário para atrair parceiros, visita aos bairros, capacitação e por fim os mutirões, e a participação em feiras de saúde.
O diretor de Vigilância à Saúde da Secretaria de Saúde de Itabuna, Florentino Souza Filho, também está otimista com os resultados do projeto. Ele informou que os índices de infestação predial no município têm caído gradativamente. Os índices, que chegaram a 14% no final do segundo ciclo, há dois meses, hoje estão em torno de 11%.

Ações continuadas
Ele garantiu que a meta da Prefeitura é dar continuidade às ações de combate ao mosquito da dengue em todos os bairros da cidade, mas também apela para a comunidade: que ela continue participando ativamente, como tem feito até agora.
Em Itabuna, os dez bairros incluídos no projeto foram Califórnia, Fátima, Novo Horizonte, Sinval Palmeira, Pedro Jerônimo, São Pedro, Santa Inês, Maria Pinheiro, Sarinha e Santo Antonio, que apresentaram maior índice de infestação.
Na Bahia, participam os municípios de Feira de Santana, Guanambi, Irecê, Itabuna, Ilhéus, Jequié, Porto Seguro, Senhor do Bonfim, Salvador e Teixeira de Freitas, que apresentaram maiores índices de infestação e letalidade por dengue.
___________________________________________________________
SAGCS/PMI Texto Rosi Barreto Fotos: Vinicius Borges – 13/05/11

Nenhum comentário:

Postar um comentário