Moradores da Urbis IV e áreas vizinhas aprenderam de uma forma simples, divertida, mas muito útil a identificar e eliminar focos do mosquito Aeds Aegypti, conhecer as causas, sintomas e os efeitos da dengue e como se prevenir da doença. Eles participaram nesta quinta-feira (27), de uma Feira de Saúde, promovida pela Unidade de Saúde da Família Elson Duarte e a Transpetro, que já desenvolve ações conjuntas de relacionamento com a comunidade, visando a promoção à saúde.
Durante toda a manhã, quem visitou a feira teve oportunidade aferir pressão arterial, fazer teste de glicemia e assistir uma palestra focando os riscos e o cuidado com a dengue. Eles também assistiram a um vídeo que mostrou, por meio de desenho animado, onde encontrar foco de larvas, como eliminá-lo, e as conseqüências quando uma pessoa é picada pelo mosquito transmissor da doença.
A equipe de agentes de endemias e de Educação em Saúde apresentou a peça “Olha só quem esta picando”, onde também foram mostradas todas as formas de prevenção e combate a dengue, uma doença que costuma aparecer principalmente no verão, durante ou após um período de chuva, e que pode fazer vitimas fatais, segundo alerta a enfermeira Raquel Ribeiro de Castro, da Unidade Saúde da Família da Urbis.
A unidade conta com uma equipe formada por um médico, um odontólogo, uma nutricionista, 11 agentes comunitários de saúde, duas enfermeiras, quatro técnicos em enfermagem, além de um administrador mais uma equipe de apoio e atende cerca de cinco mil moradores, inclusive em programas como o Hiperdia e do pré natal à saúde da criança e da mulher.
A enfermeira informa ainda que já estão programadas para o próximo mês, mais três feiras de saúde para atender moradores dos bairros de Ferradas, Rua de Palha e Jorge Amado.
_____________________________________________________________SAGCS/PMI TEXTO: Rosi Barreto Fotos: Pedro Augusto – 27/01/11
Nenhum comentário:
Postar um comentário