25.2.11

Seminário discute mobilização social para combate a dengue

03/12/2010

As estratégias de sensibilização e mobilização da população para a prevenção e controle da dengue foi tema de um seminário realizado no auditório do Colégio Modelo. O evento contou com a participação de profissionais da área da saúde e lideranças da comunidade, através de uma parceria entre Secretaria Municipal de Saúde, com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) e a Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).
O secretário de saúde do município, Antonio Vieira, fez uma retrospectiva dos casos da doença no município no ano de 2009 e 2010, demonstrando uma redução de 93% no número de registros.Ele , não se mostrou satisfeito com o número ainda alto de infestação predial (9,1%) e incitou os agentes a lutar juntos e convocar a população itabunense para vencer esta guerra.  
Para ele, a palavra de ordem no programa de combate à dengue é: mobilização. Anunciou que a partir deste momento ocorrerá um chamamento à comunidade, com o intuito de formar uma rede de articulações, visando à multiplicação dos efeitos na prevenção e controle da doença.
A coordenadora do Grupo Técnico Ampliado de Combate à Dengue, Elisabeth França, explicou que “o programa iniciado agora busca sensibilizar a população para que ela participe de forma proativa no controle e prevenção da dengue, atuando como um ator importante nesta luta que é de todos”.
Ela destacou ainda, que na Bahia foram selecionados os dez municípios com maior risco de uma epidemia e em cada localidade são selecionados dez bairros, justamente aqueles com maior índice de infestação predial. Em Itabuna foram selecionados os  bairros da Califórnia, Fátima, Maria Pinheiro, Novo Horizonte, Pedro Jerônimo, Santa Inês, Santo Antônio, São Pedro, Sarinha e Sinval Palmeira.
Em cada área são selecionados cinco articuladores, entre pessoas escolhidas entre as lideranças da comunidade, que vão atuar no sistema de mobilização social. Cada articulador irá trabalhar diretamente com os coordenadores titular e adjunto do programa em Itabuna, respectivamente, Florentino Souza Filho e Sandovaldo Carvalho Menezes.



SAGCS/PMI Texto: Kleber Torres Foto: Vinícius Borges – 03/12/2010  

Um comentário:

  1. O Seminário teve presença especial do secretário de saúde que sempre esteve prontificado a ajudar. Os agentes de endemias estão de parabéns pelo trabalho que vem desempenhando no campo.

    ResponderExcluir