Com uma palestra de sensibilização para os trabalhadores na base de operações da Transpetro, a Secretaria Municipal da Saúde deflagrou, esta semana, através da coordenação de Vigilância Epidemiológica, a campanha de mobilização social contra a dengue em Itabuna.
A cidade, incluída pela Sesab entre os dez municípios baianos considerados com alto risco de um surto de dengue, vai desenvolver com apoio técnico da Fundação Luis Eduardo Magalhães um trabalho voltado para a prevenção e controle da doença. O esforço envolve palestras, feiras de saúde, mutirões e ações educativas com o apoio e participação de lideranças comunitárias e empresas, inclusive da Transpetro, distribuidora da Petrobras.
O diretor do Departamento Vigilância Epidemiológica, Florentino Souza, explica que a Transpetro se insere no processo como um importante parceiro do sistema de mobilização social, sobretudo por ter uma equipe de profissionais interessados em atuar como multiplicadores de informação na comunidade.
Ele explica que a empresa vai atuar no apoio à campanha na produção de camisas, folhetos e outros materiais da campanha, integrando-se ao Sistema de Informação da Mobilização Social (Sismob), já em fase de implementação em âmbito municipal.
O coordenador de Combate à Dengue do município, Sandovaldo Carvalho, destacou que Itabuna foi uma das dez maiores cidades baianas contempladas com o Projeto de Mobilização Social contra Dengue e que a Petrobras, através da Traspetro, aparece como um importante parceiro institucional.
Outro aspecto ressaltado por ele, é que o trabalho iniciado com a palestra realizada na base da Transpetro tem caráter educativo e visa formar multiplicadores de informações na comunidade. Lembrou ainda um dado relevante a ser atacado no combate a dengue, que é o percentual de 75% dos focos do mosquito estar nos tanques, tonéis e outros depósitos ao nível do solo nas residências.
SAGCS – PMI Texto: Kleber Torres Fotos: Pedro Augusto 21-01-2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário