6.8.10

Feira de saúde leva benefícios para moradores do São Pedro

21/06/2010

Uma feira de saúde na quadra de esporte do bairro São Pedro durante todo o dia desta segunda-feira, (21), atraiu a presença de centenas de moradores que se beneficiaram com os diversos tipos de serviços oferecidos pela Unidade de Saúde da Família (PSF), Simão Fittemann.
A feira, a primeira de uma série, segundo os organizadores, serviu para prevenir doenças por meio de teste de glicemia e aferição da Pressão Artéria, atualização de vacina em crianças e adultos, além de orientar a comunidade sobre doenças como dengue, DSTs e outras. 
O evento que teve o apoio da Atenção Básica, mobilizou enfermeiros, técnicos, agentes de endemias e comunitários e a própria comunidade  que se uniu a ação e doou brindes que foram sorteados entre os participantes.
Além de serviços gratuitos na área de saúde, os moradores assistiram a peça de fantoches “olhe quem está picando”, numa referência ao mosquito Aeds Aegypti transmissor da dengue. Eles ainda participaram de atividades juninas principalmente entre os idosos que além de receberem cuidados de saúde se divertiram com atividades esportivas e de lazer.
“Para mim foi muito importante participar desse evento porque  pude medir minha pressão, não enfrentei fila e ainda tive oportunidade de dar boas risadas com a encenação de bonecos que mostraram os perigos da dengue e como evitar a doença”, destacou a aposentada Maria Domingas.
O também aposentado Sandoval Pereira da Silva foi outro que elogiou a iniciativa dos profissionais de saúde da unidade do PSF do bairro São Pedro. Ele disse que há muito tempo não recebia atendimento de saúde para não ter que enfrentar fila de espera. “Aqui a gente é atendido, bem orientado e ainda se diverte com o programa que a equipe  desenvolve para nós”.

Envolvimento e confiança

Para uma das coordenadoras, Franciele Cardoso, um evento como essa feira, é importante não apenas para a prevenção de doenças que podem ser evitadas com alguns cuidados básicos como, principalmente, pelo envolvimento da comunidade com os profissionais de saúde.
“Esse contato direto e fora das paredes de um posto de saúde, faz com que haja melhor confiança e entrosamento entre os moradores e a equipe de saúde, além da prestação de vários serviços oferecidos simultaneamente, o que, com certeza, resultará numa melhor qualidade de vida deles, e é isso o que buscamos”, concluiu a enfermeira.
O bairro São Pedro tem cerca de seis mil moradores e todos são cadastrados na unidade do PSF. Eles são assistidos também pelos 16 agentes comunitários que realizam visitas periódicas de casa em casa.
Uma das agentes comunitárias, Joelma Costa, diz que a realização de feira de saúde é importante também porque consegue despertar e atrair a atenção dos moradores. “Muitos visitam apenas por curiosidade, mas terminam se beneficiando com exames e orientação e saem satisfeitos”. Eles também recebem folhetos informáticos e preservativos, fornecidos pela Coordenação de DST/Aids.

Nenhum comentário:

Postar um comentário