6.8.10

Itabuna amplia coleta de pneus para reciclagem

Numa parceria entre a Prefeitura de Itabuna e a Reciclanip, entidade sem fins lucrativos que reúne fabricantes como Bridgestone, Firestone, Goodyear, Michelin e Pirelli, foi realizada uma remessa de dois mil pneus usados de veículos de carga e de passeio para reciclagem, em São Paulo.
O trabalho de coleta e destinação de pneus usados é realizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que mobiliza um caminhão e uma equipe de seis fiscais atuando junto a borracharias, revendas de pneus e oficinas de veículos automotores. O depósito com mais de oito mil pneus estocados fica na avenida José Soares Pinheiro.
Segundo o diretor de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Nelson Carvalho, o trabalho torna Itabuna uma referência regional e é resultado do Programa Nacional de Coleta e Destinação de Pneus Inservíveis implantado pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (Anip).
Ele explica que, além de servir como fator de apoio ao combate à dengue, com a retirada de pneus que eram depositados a céu aberto, o material recolhido é reciclado e transformado em sandálias, tapetes, granulados de borracha e pisos de borracha.
Em Itabuna, o trabalho de coleta vem sendo intensificado e uma nova carga deverá ser liberada ainda na próxima semana. Nelson Carvalho explica que os pontos de coleta são locais disponibilizados e administrados pelas prefeituras, para onde são levados os pneus recolhidos ou levados diretamente por borracheiros, obedecendo a uma série de normas de segurança e higiene, inclusive com a cobertura do material.
 30/06/2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário