10.8.10

Prefeitura promove mutirão de saúde na praça Rio Cachoeira

09/08/2010
Detectar e prevenir doenças por meio de exames simples, rápidos e regulares. É o que propõe a Secretaria Municipal de Saúde ao promover, com freqüência, mutirões de saúde em bairros e centro de Itabuna. O última aconteceu no sábado (7), na praça Rio Cachoeira. Foram mais de 700 atendimentos, segundo os coordenadores.
Durante todo o dia equipes de técnicos, enfermeiros e auxiliares da Secretaria de Saúde realizaram exames de glicemia, aferição de pressão arterial e testes rápidos de HIV/Aids, hepatite e audição. Um médico do Hospital DayHorc realizou exames oftalmológicos e orientou pacientes para encaminhamento a consulta completa.

O público também teve oportunidade de assistir palestras sobre temas ligados à saúde, sobretudo no que se refere às doenças sexualmente transmissíveis. Houve ainda distribuição de folhetos e preservativos masculino e feminino.

Segundo um dos coordenadores do mutirão, Tiago Domingo dos Santos, pacientes que tiveram doenças detectadas foram encaminhados às unidades da rede básica de saúde para a realização de exame mais completo e, posteriormente, o tratamento gratuito.

Para a coordenadora do programa de DST/Aids, Maria Vitória Ramos Gonçalves, um dos maiores benefícios em favor da comunidade é poder trabalhar em conjunto com todos os departamentos de saúde pública num só lugar, para a prevenção de várias doenças.

Ela explicou que uma pessoa vai em busca de serviços gratuitos como o de manicure ou de cabeleireiro, que também são oferecidos em mutirões como este de sábado, e aproveita para realizar exames médicos sem a necessidade de enfrentar fila ou agendar consulta.

“Com isso, atingimos nossos objetivos que são o de prestar serviços públicos gratuitos nas mais variadas especialidades médicas, tudo isso com maior comodidade”, reforçou a coordenadora.
“Eventos como esses também ajudam a educar e conscientizar a população sobre a importância da medicina preventiva, da detectação precoce de doenças e ainda a orientação de como proceder para o tratamento”, completou Urandi Franco, do Departamento da Atenção Básica.

A nossa Equipe também se fez presente, pois compreendemos que apartir de medidas preventivas poderemos reduzir cada vez mais, a presença do mosquito Aedes Aegypti de nossa cidade . Aproveitamos para parabenizar o Prefeito Azevedo, o secretário de Saúde de Itabuna: Antônio Vieira, e toda a sua equipe, pela brilhante iniciativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário